Os motores de busca são como bibliotecários na internet. Os usuários da Internet dependem deles para encontrar as informações necessárias que estão procurando. Quando alguém tenta encontrar informações on-line, elas começam a pesquisar com a ajuda de um mecanismo, como o Google®, o Bing® ou o Yahoo!®.
Cada mecanismo de pesquisa tem suas próprias características e preferências, mas todas têm duas funções principais: deslizar e indexar o conteúdo e oferecer resultados relevantes quando solicitado.
Deslizamento e índice
A Internet é um local elegante que hospeda bilhões de sites e documentos. Parece incrível como tudo está ligado como uma rede gigantesca. Para encontrar na internet e indexar o conteúdo de cada site por relevância, os mecanismos de busca usam robôs automatizados, “crawlers” e “spiders”. Através de links, esses robôs podem deslizar pela web, coletar dados e fazer conexões.
Depois que as aranhas coletam dados em seu site, os mecanismos de pesquisa armazenam, desintegram e priorizam as informações para obter resultados relevantes. Este processo é para indexar. Sem isso, você estaria perdido na internet e não poderia encontrar nada que você está procurando.
Obtenha resultados relevantes
Quando alguém pesquisa informações usando um mecanismo de pesquisa, elas precisam desenterrar o conteúdo dos índices, resgatar as que são úteis e relevantes e, em seguida, classificá-las com base em sua importância. A maioria dos mecanismos de pesquisa interpreta importância como popularidade, uma vez que quanto mais popular for um site, mais valiosa será a informação.
Naturalmente, há outros elementos que classificam um site, como conteúdo , metodados de uma página (tags HTML), uso de palavras – chave e relevância. Cada mecanismo de pesquisa tem seus próprios critérios de página da web, não sabemos qual elemento é mais importante para melhorar o ranking nos mecanismos de pesquisa e leva tempo para melhorar esse ranking – esse processo é otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) .